GRUPO OTIMISMO DE APOIO A PORTADORES DE HEPATITE C
ONG - Registro n.: 176.655 - RCPJ-RJ - CNPJ: 06.294.240/0001-22 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 9973.6832 - Fax. (21) 2549.8809
e-mail: hepato@hepato.com - Internet: www.hepato.com

 

Boas noticias - Novo Consenso da Hepatite C

I Consenso da Sociedade Brasileira de Infectologia para o manuseio e terapia da hepatite C

Foi apresentado hoje a tarde, 23 de outubro, durante o Congresso Brasileiro de Infectologia, realizado em Curitiba, o Consenso para tratamento da hepatite C da Sociedade Brasileira de Infectologia, o qual será um marco nos conceitos do tratamento da doença.

Devem ser essas recomendações que todo medico deveria seguir e cabe a cada portador e a cada associação de pacientes para eu as recomendações constantes neste consenso passem a ser adotadas pelo governo para tratamento pelo SUS.

Realizei apressadamente, ainda no hotel, uma tradução do consenso (foi apresentado em inglês devido à publicação em revista cientifica) e já se encontra disponível na nossa pagina www.hepato.com Tal qual este texto, por ser realizado num teclado de laptop, existem mais erros de português eu de costume. Saibam compreender, mas amanha cedo já estarei em Brasília pra continuar nossa luta. Não queria deixar de comunicar esta boa e excelente noticia.

Muitos são os avanços neste consenso, entre os principais:

- Considera que o tratamento deve ser indicado a partir do grau de fibrose F1 com atividade A3 pela classificação Metavir;

- Durante a apresentação foi colocado que o medico deve indicar sempre o melhor tratamento ao paciente, se guiando pelo mais adequado e melhor que existe autorizado para uso no pais;

- Recomenda o tratamento para os transplantados;

- Não recomenda a utilização do interferon convencional, recomendando o uso do peguilado em todos os genótipos;

- Recomenda a terapia de manutenção em pacientes cirróticos que não respondem ao tratamento, objetivando preservar estes pacientes ate a chegada de novas opções terapêuticas;

- Recomenda que em caso da impossibilidade de realização da biopsia por qualquer circunstancia, inclusive se não existe disponibilidade no hospital, que o tratamento seja então indicado.

Muitas outras atualizações se encontram nas recomendações efetuadas pela Sociedade Brasileira de Infectologia as quais podem ser lidas no consenso já disponível, na nossa pagina, pelas quais ‘’todos’’ deveremos passar a lutar para que as mesmas possam beneficiar a todos os infectados, inclusive os tratados pelo SUS.

Ao final da apresentação agradeci a todos os membros da Sociedade Brasileira de Infectologia em nome do movimento civil e de todos os infectados do Brasil. A visão social da SBI merece nosso reconhecimento e aplauso. A mesma atitude que a SBI teve na luta para que o governo desse atenção a epidemia de AIDS esta sendo assumida pela SBI na luta pela epidemia das hepatites.

Ate o final de semana estarei enviando um resumo da apresentação do consenso que foi realizada pelo Dr. Evaldo Stanislau Affonso de Araújo.

Agradeço as diversas pessoas e empresas que atenderam nosso apelo e se prontificaram a doar a passagem para comparecer ao congresso, tendo aceitado a oferecida pela Schering-Plough, assim como agradeço a SBI pelo convite para participar do mesmo.

Carlos Varaldo
Grupo Otimismo




 

Listamos abaixo os Bancos de dados da AMI:
       
Banco de Operações Negociais
        Banco de Tecnologias Sociais
        Banco de Políticas Institucionais

Obs.: disponíveis somente para os associados da AMI, seja um sócio da Ação Maçônica Internacional, para maiores informações  CLIQUE AQUI