Radioterapia do Hospital do Câncer

O e-mail recebido do Dr. João Victor Salvajoli, diretor da Radioterapia do Hospital do Câncer

 

Bom dia Sr. Mario Fiorentino (Loja L'Aquila Romana - 3365 -GOB-SP)

Grato pelo interesse em ajudar o setor de radioterapia do hospital.

O modelo do Acelerador Linear de partículas (ALs) que estamos procurando adquirir é do fabricante VARIAN companhia americana com sede em Palo Alto, California, EUA, representada no Brasil pela Varian Medical Systems Brasil, (www.varianmedical.com.br) localizada na Rua São Carlos do Pinhal 696, 9 andar e fone 3457-2655.

Existem vários modelos de ALs que realizam as modalidade técnicas de vanguarda que necessitamos mas acreditamos que aquele que teria o melhor custo benefício seria o da série 2100 com valor estimado em 1.400.000,00 US dólares. Este aparelho permitiria aprimorar algumas técnicas que já realizamos como IMRT, RT3D, Radiocirurgia (início previsto para maio deste ano), RT intra-operatória, etc... e também aumentar a nossa capacidade assistencial uma vez que temos apenas um AL com capacidade para realizar as técnicas mencionadas. Devo salientar que existem outros bons fornecedores de ALs como a SIEMENS, ELEKTA mas acredito que a VARIAN teria preferência, caso haja equivalência técnica e financeira, pois mantemos um acordo internacional com a mesma e somos um teaching center algo que tem proporcionado vantagens bilaterais.

O setor tem 4 aparelhos: 2 ALs modernos mas apenas um com as capacidade citadas; 1 AL antigo quebrado e que não deverá ser restaurado pois é obsoleto e que atendia 60 pacientes dia porém casos menos complexos; uma unidade antiga de Cobalto que necessitárá substituição em 1 ano.
Qual a população a ser atingida: atendemos cerca de 200 pacientes por dia e 2000 casos novos por ano advindos da rede SUS, convenios e particulares.

A Cida estará enviando ainda hoje uma cópia daquele projeto que discutimos e também um trabalho enviado na forma de poster para o próximo congresso de controle de qualidade coordenado pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) que será relaizado em Viena e que aborda o assunto.
Vou entrar em contato com o Sr. Jorge que deverá responder às perguntas sobre descontos de IR para pessoas físicas e/ou jurídicas.

Mais uma vez agradeço seu esforço e coloco-me à disposição para informações complementares.

Atenciosamente,
Dr. João Victor Salvajoli
e-mail radioterapia@hcancer.org.br


 
1) Você conhece alguma OGN's nos USA que doam equipamentos para paises do 3º Mundo.
2) Alguém que tem acesso as facilidade para trazer o equipamento para o BR? Político, Rec. Fed., importadores, dicas fiscais, etc...

O Departamento de Radioterapia do Hospital do Câncer de São Paulo, tem grande experiência no tratamento dos tumores pediátricos, e dispõe da técnicas 3D e IMRT. Busca entretanto, recursos para a aquisição de novo acelerador linear de partículas, cujo valor estimado é de aproximadamente 1.380.000,00 US dólares, aparelho que executa as duas técnicas, e que permitiria ampliar substancialmente a sua capacidade assistencial.

Para o GADU nada é impossível, vamos nos unir e tentar.
É um numero muito alto de 1.400.000,00 US dólares, não estou pensado em arrecadar este valor