União dos Escoteiros do Brasil

http://www.escotismo.org.br/portal.htm


QUEM SOMOS

Somos uma Organização , não governamental, civil,de fins filantrópicos de interesse e utilidade pública atuando na formação de jovens como instituição de educação extra escolar, presente no país a mais de 75 anos. A União dos Escoteiros do Brasil representa no país a fraternidade escoteira, maior movimento de jovens do Mundo.

Reconhecida de Utilidade Pública Federal pelo Decreto n° 3.297 de 11/07/1917, reiterada pelo Decreto n° 5.497 de 23/07/1928 e como Instituição de Educação Extra-Escolar e Órgão Máximo do Escotismo Brasileiro pelo Decreto-Lei n° 8.828 de 24/01/1946 e Utilidade Pública Estadual pela Lei n° 7.014 de 17/01/91. Também reconhecida de Utilidade Pública Municipal por diversos municípios, incluindo a capital paulista através do Decreto 2894 de 15/02/1974. Registrada no Cadastro de Entidades com Fins Filantrópicos (CFF/CEFF) e no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS)


Mais Escoteiros... Melhores Cidadãos


A União dos Escoteiros do Brasil é entidade atuante na educação extra escolar de crianças e jovens. Diferentemente da educação tradicional, a UEB tem um projeto educativo de forte embasamento pedagógico para - através de atividades atrativas, diferentes e variadas - incentivar o auto conhecimento, a sociabilidade, o trabalho em equipe e, enfim, a formação do caráter de seus membros juvenis.

As atividades tem uma abrangência muito maior do que a educação tradicional, todos os aspectos de desenvolvimento são trabalhados(físico, mental, emocional e espiritual).

Esse trabalho só pode ser realizado graças a uma equipe de quase 60 mil membros(entre pais e voluntários), só em São Paulo são mais de 17 mil.

Em uma estrutura matricial, as atividades são realizadas em pequenas unidades locais auto sustentáveis, os grupos escoteiros. Os escotistas, adultos diretamente ligados as atividades com os jovens, realizam treinamentos contínuos para maximizarem seus potenciais. O mesmo acontece com os dirigentes institucionais, voluntários envolvidos nas funções administrativas dos grupos.

Como se pode observar, o sucesso de toda operação depende de um fator: O Voluntariado!

O escotismo foi pioneiro em termos de voluntariado, hoje ele é o maior movimento de jovens do mundo. Este exemplo de sucesso é benchmark para outras instituições não governamentais, sendo constantemente objeto de estudos de caso por gurus da administração de grandes universidades e outras renomadas entidades.

Hoje a UEB busca posicionar-se junto a comunidade. Esperamos contribuir mais com a nação através de ações sociais em todos os níveis, desta forma esperamos colaborar para um Brasil melhor.